REDESIGN
É bem provável que possa haver diversos motivos para você considerar o redesign do seu site neste momento. Afinal, você sabe que um site obsoleto ou com uma funcionalidade precária pode prejudicar sua marca, fazendo-a parecer ruim, ou mesmo colaborar para que sua empresa perca participação no mercado.
Além do mais, em muitos casos, ele é o primeiro contato do cliente com a empresa. Por isso, precisa apresentar um design com objetivos claros e que atinja o seu público-alvo de uma maneira correta.
Mas como saber se, realmente, está na hora de realizar o redesign de site e qual a melhor forma de fazê-lo? É justamente sobre esse assunto que vamos falar neste post. Siga conosco para saber mais!
Na prática, o que é redesign de site?
Refazer o design de um site não significa alterar tudo nele. O redesign pode implicar apenas a sua modernização ou a melhora de alguns aspectos funcionais para alcançar seus objetivos, sem que, para isso, precise modificar suas diretrizes iniciais.
O importante é manter as necessidades do cliente em mente e buscar meios de simplificar a sua interação com o site. Se perceber que essa interação está sendo dificultada por algum motivo, então, é hora de repensar o seu redesign para otimizar melhor os seus resultados.
Então, qual o melhor momento para fazê-lo?
Um novo design no site, na realidade, deve ser realizado quando você perceber que a sua reformulação vai gerar benefícios não somente para os usuários, mas que esses benefícios também se reverterão em vantagens para a empresa.
Veja quais são os principais pontos que demonstram claramente que seu site está precisando de uma boa repaginada:
Quando o design não é responsivo
Os dispositivos móveis são responsáveis por 17% de todo o tráfego que seu site recebe. Nesse sentido, se ele não tiver um design responsivo, vai afetar diretamente um dos quesitos mais valorizados pelos motores do Google para ranqueamento: a experiência do usuário.
Dessa forma, um site com um design UX que deixa a desejar, com usabilidade ruim ou não amigável para versões mobile, perde a chance não só de ganhar muitos leads, como também de convertê-los em clientes e, obviamente, alcançar mais lucros.
Quando a experiência do usuário é comprometida
E, por falar em experiência do usuário, ela não é afetada somente porque seu site não é mobile friendly, mas há outros aspectos que podem comprometer bastante a usabilidade dos visitantes.
Site lento, links desatualizados, imagens e conteúdos de baixa qualidade e layout mal construído, que dificulta o acesso às principais informações, também interferem na experiência e interação que o usuário mantém com seu site.
O desconforto que o visitante sente ao tentar navegar pela página faz com que ele a abandone em menos de 5 segundos, e isso afeta diretamente sua audiência e prejudica a imagem da marca.
Quando as ferramentas estão desatualizadas
Quando suas ferramentas estão desatualizadas, a funcionalidade, o desempenho e a velocidade do site ficam bastante prejudicados. Assim, a aquisição de novas ferramentas tecnológicas ou a aplicação de novas técnicas de otimização podem modernizar o site e dar uma nova guinada no seu desempenho.
Uma empresa especializada pode ajudar bastante a descobrir quais são as melhores opções para o seu tipo de negócio, pois esse é um trabalho que exige recursos e conhecimentos mais abrangentes.
Quando os resultados desejados não são alcançados
Não é preciso ir muito longe para entender que, se o seu site não está obtendo os resultados esperados, o problema pode ser exatamente um dos itens citados acima.
Porém, além desses pontos destacados, pode haver outros problemas estruturais que estejam dificultando a interação do usuário com as páginas do website.
Muitos deles podem estar relacionados ao CTA, como cores e contrastes mal construídos, ou mesmo, um design de conversão totalmente mal otimizado, assim como conteúdos corporativos pouco atrativos ou uma linguagem distante do público-alvo.